Gestão do Tempo

Você está trabalhando todos os dias além do horário normal? Quando sai do trabalho, fica com a sensação que ainda tem algo pra fazer? Tem a impressão que os dias passam muito rápido? Não tem tempo para cuidar dos seus assuntos particulares? Você precisa seguir algumas dicas para gerenciar o seu tempo.

Comece definindo as seguintes situações: onde você está, para onde quer ir e por qual motivo quer chegar lá. Será fundamental conhecer a si próprio, seja auto-critico e observe suas características detalhadamente. Defina suas tarefas e atividades separando-as por ordem de importância e urgência, priorizando-as como metas a serem alcançadas.

Siga as dicas abaixo para gerenciar melhor o seu tempo:

– Descreva e defina suas atividades, mensurando relevância e limite para conclusão;

– Relacione suas metas, definindo ordem de importância e prazos para finalização;

– Faça uma análise da sua agenda nas últimas semanas, verifique quais foram os motivos que fizeram com que perdesse tempo demais; melhore para as próximas programações;

– Programe suas atividades adequando-as conforme seu ritmo, analise os horários em que você rende mais em determinada atividade, assim fará mais em menos tempo;

– Verifique o que você pode delegar, e repasse estas atividades para outras pessoas quando possível;

– Elimine o que é desnecessário organizando sua mesa de trabalho, descarte o que não utiliza, assim conseguirá definir melhor suas atividades.

Agora vamos descrever alguns desperdiçadores de tempo, pois são situações básicas que atrapalham suas atividades, tornando-se barreiras para a gestão do tempo.

– Planejamento incompleto ou falta de planejamento, você precisa estar organizado;

– Adiar tarefas, não deixe para depois atividades de solução imediata;

– Interrupções com telefones e e-mails irão acontecer, programa-se para ser objetivo e rápido nesses casos.

Estas são algumas dicas para você começar, insira em suas atividades e perceberá os benefícios da gestão eficaz do tempo, dessa forma, terá mais tempo para dedicar as outras coisas que são importantes para você.

CompartilheEmail this to someoneShare on Facebook0Share on Google+0Share on LinkedIn0Tweet about this on Twitter
por Paulo em Artigos

Comente